segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

MSF-médicos sem fronteiras

Em 1969, na sequência da partilha da antiga Sociedade de Empreitadas Moniz da Maia e Vaz Guedes S.A.R.L. entre dois grupos dos seus accionistas, foi fundada a MSF - Moniz da Maia Serra e Fortunato, Empreiteiros S.A..
Paralelamente com a sua actividade de construtora, a MSF diversificou a sua actividade e investimentos nas áreas das concessões, de infraestruturas, do imobiliário, do turismo, das novas tecnologias de informação, e no sector financeiro. Neste último foi accionista fundadora do Banco Comercial Português, Companhias de Seguros Ocidental e de Valores Ibéricos, holding de controlo do Banco Totta e Açores. Actualmente possui 5,7% do capital social do Banco de Investimento Global (BIG).
Em 1998 foi feita a primeira reestruturação nas diversas empresas participadas pela MSF, que culminou com a constituição, em Dezembro, da MSF - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A., holding do grupo.
No âmbito da constante procura de criação de valor, no final do ano 2005, o grupo MSF reestruturou novamente as suas participações societárias concentrando esforços em três áreas de negócio definidas como estratégicas.
Para este efeito as participações do grupo foram agrupadas em três sub-holdings, MSF Empreiteiros, MSF Concessões e MSF-TUR.IM, correspondentes respectivamente a três áreas de negócio - Construção Civil e Obras Públicas; Concessões; Turismo e Imobiliário. Estes ramos de negócio já eram desenvolvidos pelo grupo MSF, tendo esta última reorganização por objectivo clarificar a estrutura de participações, melhor delimitar as respectivas áreas de actuação e aumentar as competências específicas do Grupo em cada área de actuação.